terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Tapioca! Iguaria tipicamente brasileira

Guloseimas urbanas existem diversos adoradores dessas iguarias, mas encontramos o público que não suporta e ainda causa problemas. Tem lugares e países que a proibição e atividade foi criticada desses ambulantes.
Na verdade a modernidade de um pouco de culpa, porque vivemos nessa correria e sem tempo pra nada.
Portanto sempre sentimos fome e pressa a vontade devorar pastéis, acarajés, sorvetes, hot-dogs, cocadas, lista é enorme.
Mas quero comentar um pouquinho sobre a iguaria bem brasileiras e indígena. Velha e maravilhosa Tapioca, como é bom comer essa delícia na rua!!! Hummmm adoro...

Tapioca ou também conhecida como beiju ( tem lugares que pode ser chamada de biju) é nome dessa iguaria urbana, brasileira e ainda de origem indígena. Sem comentários!!! Então a tapioca é feita com a fécula da mandioca,ou na verdade, com goma de tapioca, polvilho, goma seca, polvilho doce.
A tapioca era o alimento básico dos índios brasileiros e ainda faz parte do cardápio dos brasileiros. Mais tarde, os colonizadores portugueses descobriram que a tapioca servia como bom substituto para o pão. ( Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Tapioca)
Chega de história segue uma receitinha minha:
Tapioca com Escondidinho Gourmet
Tapioca
Ingredientes:
1/2 kg de polvilho doce (fécula de mandioca )
Quanto baste de água o suficiente para cobrir
Quanto baste de Sal
Modo de preparo:
Adicione o polvilho doce numa tigela e acrescente água até cobrir. Tem que ficar pelo menos dois dedos acima da massa. Deixe até o dia seguinte de repouso, pois precisa dissolver bem. Em seguida seque com ajuda de um pano limpo precisa tirar o excesso de água. Esfarele essa massa com as mãos. Depois precisa passar numa peneira e adicione um pouco de sal.
Aqueça uma frigideira anti-aderente, espalhe a farinha e modele a tapioca como uma panqueca ou crepe no centro da frigideira. O ideal da tapioca é desgrudar no fundo da frigideira, vire-a por alguns segundos e estará pronta. A massa tem que secar na frigideira, não fritar.
Dica: O segredo é deixar a frigideira ficar bem quente antes de colocar a massa..Não pode deixe escurecer e nem endurecer.
Escondidinho:

Ingredientes:
1/2 kg de purê de mandioquinha com manjericão
1/2 kg de carne seca desfiada
200 g de catupiry
Quanto baste de queijo parmesão ralado
Modo de preparo:
Adicione o purê de mandioquinha. Em seguida salpique a carne seca e adicione catupiry e queijo parmesão se quiser ou tiver poder utilizar o maçarico. E assim dar uma leve gratinada.
Bon Apetite!!
Chef Dressa Dias

Nenhum comentário: